sexta-feira, 1 de maio de 2015

Análise FIIP11B - nova aquisição

Olá Investidores,

Nesse novo post vou fazer um breve análise da minha mais nova aquisição, FIIP11B - RB CAPITAL RENDA I. Com esse  novo fundo imobiliário, minha carteira de  FIIs alcança a marca de 6 fundos e ainda bem longe da meta estabelecida de 20 FIIs.


Essa análise representa apenas minha opinião pessoal  e não trata-se de uma recomendação de compra. Cada investidor deve estudar e analisar segundo os seus critérios as suas aquisições. Lembre-se a melhor pessoa pra cuidar do seu patrimônio é você mesmo.


Então vamos lá aos dados do fundo:





Aqui nós temos a composição dos imóveis do Fundo.



 Podemos constatar que são 7 imóveis localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná Minas Gerais e Bahia. O que confere ao fundo a característica de multi-endereço, o que na minha opinião é a melhor característica que um FIIs pode ter. Uma melhor distribuição geográfica diminui o risco do mercado imobiliário em determinadas regiões.

Outra característica interessante que este quadro informa é a quantidade e a qualidade  dos inquilinos. São empresas grandes e conhecidas que dão um pouco mais de "segurança" ao fundo. Sendo classificado como multi-inquilino ( outra característica que sempre busco).


Agora vamos ver a distribuição dos Rendimentos desse Fundo:



O FIIP11B distribui rendimento desde 2009 e podemos perceber que o valor dos rendimentos foi aumentando aos poucos com o passar doas anos e hoje está em 0,82%, o que considero um rendimento razoável.

Eu pessoalmente não busco fundos somente por um dividend yeld alto, pois muitos que estão assim não continuarão assim por muito tempo. Eu sempre busco os fundos que irão sobreviver por muitos anos. E vejo nesse fundo todas essas características.


Aqui por último vemos o histórico das cotas:



Pelo gráfico vemos que neste momento o fundo está com um preço abaixo do seu valor patrimonial, apresentando um movimento baixista  no histórico de suas cotas. Ele está com um P/VP de aproximadamente 0,81.

Este é outro quesito que gosto de olhar. Se o fundo está sendo cotado abaixo do seu valor patrimonial já é um bom indício que no longo prazo o retorno pode ser satisfatório.

Uma característica desse FII é que o pagamento do aluguel da Ambev é anual e sempre pago em janeiro, o que faz com que no mês de janeiro o aluguel seja mais "gordo". Sendo que o meses seguintes apresentam sempre uma desvalorização da cota devido a pessoas que só entraram no fundo para conseguir esse aluguel. Aí sempre tem uma oportunidade para "pescar" o fundo num preço mais interessante.

Para o pessoal que gostaria de estudar mais pouquinho sobre Fundos Imobiliários recomendo os seguintes sites:

Bastter

Blog do Teztner

Investidor de Risco

Bom pessoal é isso. Vamos debater um pouquinho

Bons Dividendos $$$

5 comentários:

  1. Mr.,

    Eu tenho esse FII e estou muito satisfeito até o momento. Como vc falou, o mais importante é o fundo durar o máximo possível!

    Muito boa a análise, parabéns.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu PR, vamos aprendendo uns com outros. Acho que esse é o verdadeiro objetivo dos blogs. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa análise. Sou iniciante nos investimentos e gostei muito desse fundo . Talvez no futuro aplique nele. Obrigado por dispor um pouco do seu conhecimento pra nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon. Valeu pelo elogio, mas no início você deve apenas estudar e definir seus critérios para a entrada num ativo. Aqui é só a minha opinião pessoal e não uma recomendação de compra. O que pode ser bom pra mim pra outro pode ser ruim. O que devemos fazer é sempre estudar e seguir nossas próprias escolhas. No mais seja bem vindo ao blog e quando quiser estamos à disposição. Obrigado

      Excluir
  4. Parabens pela análise. Já tenho uma boa estrada no mercado de ações e agora estou procurando diversificar com FII.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas